Se você vai comprar um imóvel novo ou usado, há vários bancos que oferecem financiamento habitacional para você com prazo longo para pagar!
Se você vai comprar um imóvel novo ou usado, há vários bancos que oferecem financiamento habitacional para você com prazo longo para pagar!
Começa com a escolha do imóvel ou a definição das condições de pagamento? Na verdade, as duas são importantes, mas saber qual o seu limite de compra, isto é, qual o valor total da sua compra será fundamental para uma decisão acertada.
A análise da capacidade de pagamento do cliente, bem como a análise dos demais participantes no financiamento, tem o intuito de avaliar a viabilidade da concessão do crédito. Diversos fatores serão analisados para verificar a conformidade e as políticas de aceitação de riscos do Banco. Na maioria das operações após aprovação do crédito são solicitados os documentos para análise, em seguida é disponibilizado o contrato para assinatura, e logo que registrado no cartório o pagamento do imóvel é efetuado.
É possível financiar até 80% do valor de avaliação do imóvel desejado como regra geral. Porém há situações que o banco pode ampliar para 90%, portanto, vai haver uma entrada mínima para o financiamento imobiliário. As despesas relativas a impostos e taxas cartorárias podem ser incluídas no financiamento caso haja interesse do cliente.
Sendo o imóvel residencial e financiável pelo SFH (imóveis com avaliação de até R$ 1.500.000,00) pode-se usar os seus recursos de FGTS como parte da entrada, para os imóveis residenciais financiáveis pelo SFI não é permitido o uso de FGTS.
Veja alguns passos:
1) Fazer uma simulação;
2) Análise de crédito;
3) Análise de engenharia;
4) Análise da documentação;
5) Assinatura do contrato;
6) Registrar o contrato no cartório de imóveis para liberação do crédito.